Últimos Vídeos

Maqui indica: vá conhecer a Cinemateca Brasileira, em SP

Vou confessar: eu sou um pouco ciumenta com os lugares que eu frequento. Nunca quero contar pra ninguém sobre eles, pra não virar hype e eu perder um espaço que antes era só meu. Louca, né? Primeiro porque os espaços geralmente são públicos e definitivamente não são só meus e segundo porque ah, coisa boa tem que se compartilhar! haha Tô falando tudo isso pra vocês entenderem que tá sendo um pouco difícil pra mim fazer esse post, mas tem dicas que não dá pra guardar só pra gente.

cinemateca1Foto: Guia da Semana/Fernando Fortes

Eu fui a primeira vez na Cinemateca Brasileira há muuuuitos anos, logo que me mudei pra São Paulo e amei o lugar. Mas sabem como é a vida, o tempo vai passando, a gente vai se ocupando (com trabalhos, estudos, namoro) e acaba não voltando em lugares apaixonantes que podem mudar a nossa rotina. Há uns três fins de semana atrás estava de bobeira pela cidade e falei pro meu namorado: “vamos na Cinemateca?”. Pronto, foi o suficiente pra eu lembrar como aquele lugar é especial.

cinemateca2

A Cinemateca Brasileira surgiu lá em 1940 quando alguns estudantes da USP criaram um clube de cinema. A instituição hoje é responsável pela preservação de filmes brasileiros e possui o maior acervo de imagens em movimento da América Latina. Mas o que fez eu me apaixonar pela Cinemateca foi o lugar onde ela fica. A construção de tijolinhos que parece um misto de castelo com igreja era antigamente um matadouro! Sim, de 1887 a 1927, lá eram abatidos os animais que forneciam carne pra toda a cidade de São Paulo. :O

cinemateca3 Eu e minha gangue montamos um verdadeiro banquete haha

Hoje em dia, a Cinemateca conta com duas salas de cinema (programação aqui), uma biblioteca com um grande acervo de livros, revistas, roteiros e pôsteres de filmes nacionais, um café, espaço para exposições (sempre tá rolando alguma legal) e um pátio lindo onde rolam projeções de filmes ao ar livre. Juro, é mágico! A área externa é muuuuito agradável e tranquila, é um grande quintal com mesas pra fazer piquenique (eu fiz um lá semana passada, quem viu no meu Insta?), deitar na grama e ler um livro, tirar fotos lindas ou só observar o pôr-do-sol. O melhor? É de graça! Aqui em São Paulo a gente vive reclamando que tudo é caro e não dá pra fazer nada, mas tem lugares incríveis pela cidade que são verdadeiros tesouros e não custam nada pra visitar. Por isso PRECISEI fazer esse post pra vocês!

cinemateca4Foto: Veja São Paulo

Pra deixar a dica melhor ainda, devo avisar que sábado que vem, dia 23, vai rolar exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” ao ar livre, a partir das 20:30. A entrada é de graça e pode levar cobertor, cadeira, vinho, almofada (como me disse a mulher que trabalha lá haha). Quem vamos??

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo
(11) 3512-6111

Gostaram da indicação de hoje? Espero muito encontrar leitoras de São Paulo um dia por lá e quem não mora aqui, faça um favor a si mesmo e bote a Cinemateca no seu roteiro de lugares pra visitar quando vier pra cidade. Prometo que não vão se arrepender! :)
Beijo e até semana que vem!
Maqui

7 Comentários
Comentários

  1. Mandy • 17 de maio de 2015 • 17:00

    aaaaahh mdds que lugar legal, espero ir lá um dia haha <3

  2. Ana Cláudia • 17 de maio de 2015 • 18:42

    Esse lugar parece ser muito legaal. Pena que eu não moro em São Paulo, mas eu espero ir lá um dia!

  3. Luciana • 17 de maio de 2015 • 19:48

    Que legal! Adoro lugares incríveis e gratuitos kkkkkkkkk. Obrigada pela dica, já coloquei no roteiro da minha próxima visita a São Paulo!

  4. Adrielli • 18 de maio de 2015 • 11:31

    Adorei/Amei a dica,e faça mais indicações de lugares legais e gratuítos por SP Maquii ! *—* ♥

  5. Ana Clara • 18 de maio de 2015 • 19:50

    Querem ficar sabendo dos melhores looks do Billboard Music Awards? Olha aí: http://omeujardimdeorquideas.blogspot.com.br/2015/05/os-melhores-looks-do-bilboard-music.html

  6. Anna Vlis • 24 de maio de 2015 • 01:48

    Excelente dica, preciso conhecer na minha próxima ida para Sampa!!

  7. Juliana • 25 de maio de 2015 • 14:20

    Acho legal compartilhar essas dicas! Não nasci em São Paulo, mas atualmente moro aqui. Não sei se é a minha alma curiosa que ama conhecer lugares diferentes ou se é porque ainda me sinto uma “turista” nessa cidade… Mas amo conhecer lugares novos! E por aqui existem váriossss, principalmente de graça e que envolvem cultura. Vim do interior e não temos isso por lá, então fico muito encantada com tudo! Pena que muitas pessoas que moram há anos por aqui não apreciam as maravilhas da cidade… Continue divulgando lugares incríveis como a Cinemateca! =)

    http://laemjupiter.blogspot.com.br/