Últimos Vídeos
Nova York

As 10 maiores dúvidas sobre fazer intercâmbio e morar fora!

Minha nossa senhora do embarque, TÁ CHEGANDO! A cada dia que passa o frio na barriga aumenta mais. E olha, com tantas coisas para resolver, não rola esquecer nem por um segundo que a viagem está próxima: passaporte, visto, escolha da moradia, voos, grana, escolas… S.O.S! De verdade: acho que teria sido impossível organizar as coisas sem a equipe do STB para me ajudar. E olha que organizar viagens de férias é uma das coisas de que mais gosto no mundo. Para não cometer erros e acabar caindo numa grande cilada nesse momento tão legal que é fazer intercâmbio, é preciso ficar ligada em mil coisas. Perguntei lá no Twitter (aliás, me segue!) quais eram as maiores dúvidas de vocês sobre esses assuntos e resolvi responder as 10 perguntas mais legais!

duvidasintercambio

1 – @Maylarisay: meu sonho é fazer um curso nos EUA. Como conseguir o visto?
Taí o motivo do meu sofrimento maior! hahaha Sou ansiosa e a espera durante o processo é só para os fortes! hahaha Contei com a ajuda da Ana Galdino, que faz assessoria em documentação e auxilia em todas as etapas na hora de tirar o visto de estudante. Primeiro você preenche um formulário gigante com todas as suas informações. Depois, precisa pagar duas taxas: taxa Consular para emissão do visto (custa U$160) e taxa SERVIS para habilitar o I-20, documento que a escola gringa envia para você através do correio, (custa U$200). Ahhh se tiver ajuda de uma assessoria como eu, também vai precisar desembolsar a taxa para esse serviço. Bem, aí rolam dois momentos importantes, o primeiro para entregar seus documentos e o segundo de entrevista no consulado americano. Se tudo correr bem e o visto for aprovado, chega na sua casa lindo e maravilhoso de 7 a 10 dias úteis. Farei um post completo sobre o assunto contando tudo nos mínimos detalhes. Prometo!

2 – @Estela_Lindner: qual nível de inglês devo ter para poder viajar?
Isso depende do curso que você fará. Se for curso de inglês, pode não ter exigência nenhuma (mas é bom saber o básico para se virar e conseguir fazer coisas importantes… tipo comer… hahaha), se for algum curso especializante, aí, sim, pode ser cobrada para um inglês intermediário ou fluente.

3 – @passandoobatom: Qual é a melhor agência para viajar?
Eu sou suspeita, né, gente. Tive TOTAL apoio do STB pra tudo e me sinto muito mais segura sabendo que, mesmo de longe, poderei contar com eles para qualquer perrengue que acontecer. Sinceramente? Não rola fazer intercâmbio sem agência. Procure uma em que confie (vale pesquisar bastante e conversar com gente que já viajou com ela).

4 – @Rebkitty: Qual o gasto mensal com alimentação?
Ui, que difícil. Isso muda de pessoa pra pessoa: dependendo da grana que você tem, rola fazer uma viagem mais econômica ou passar os dias sem se preocupar com limites. No meu caso, resolvi fazer um controle diário e gastar até U$40 por dia com alimentação. Lembrando que vou morar lá, então dá fazer mercado numa boa, sem precisar comer fora todos os dias!

5 – @itsdancer: Com relação ao dinheiro, como funciona a compra de dólares? Melhor levar cartão?
Comprar a grana em espécie é a única forma de se livrar do IOF de 6,38%, que vale para cartão de débito, crédito e travel money. Mas, ao mesmo tempo, ficar andando com dinheiro pode ser perigoso (já pensou se você perde tudo?). Então, minha solução foi levar uma parte em dinheiro vivo e outra no travel money, que é um cartão pré-pago (ou seja, além de você poder recarregar com a sua grana, alguém do Brasil pode fazer o mesmo se quiser. Alô, pai, ajuda nóis! hahaha).

6 – @llaraesters: Qual a melhor forma de começar a juntar dinheiro e se organizar?
Pare de gastar agora! Foi o que eu fiz assim que descobri que a minha viagem ia rolar. Lembre-se de que nossa moeda é mais barata do que a deles e de que não tem segredo: cada Real economizado aqui, pode ser um Dólar bem gasto lá!

7 – @a_linesouza: Pro inverno, dá para se virar com roupas que usamos no inverno de SP, por exemplo?
Olha, vou pegar o restinho do frio de NY e depois um baita calor, mas já estive por lá no inverno e a resposta é bem simples: não, as roupas do nosso inverno não servem para o inverno de lá! As temperaturas negativas exigem mais casacos, luvas, cachecol, tampão de orelhas e, até, uma bota apropriada para andar na neve, se for o caso do lugar para onde você estiver indo. Uma dica? Esses produtos acabam saindo mais baratos lá! Leve o básico e deixe para completar seu kit sobrevivência quando chegar! ;)

8 – @onlygavassier: É melhor morar em casa de família ou ficar em dormitórios de escolas?
Também depende do tipo de viagem que você fará! A casa de família, geralmente, é uma opção mais barata e cheia de oportunidade para falar o idioma e conhecer gente legal que poderá cuidar de você. Os dormitórios são legais para quem quer um pouquinho mais de privacidade (rola dividir o quarto com outros estudantes, mas a diferença da casa de família é que ninguém estará ali para cuidar de você).

9 – @_AHipocrita: Como faz para suportar a saudade de todo mundo?
Skype? WhatsApp? Não sei… respondo isso em breve! (chorando desde já! hahha)

10 – @KehLovato: É melhor fazer intercâmbio durante a escola ou depois de terminar?
As duas possibilidades são ótimas e dependem da oportunidade que você tiver. Eu mesma, estou indo anos depois de terminar a faculdade. Ou seja… O importante é estar disposto a viver experiências novas e, é claro, se dedicar muito ao curso que for fazer.

Gente, pretendo fazer posts especiais sobre cada um desses assuntos para explicar tudo nos mínimos detalhes. Vocês acham boa ideia? Quem quer ler mais sobre grana, moradia, cursos e outros detalhes de intercâmbio? Me digam nos comentários!
Beijos, beijos

assinaturastb

50 Comentários
Comentários

  1. Laysa Diniz • 12 de março de 2014 • 15:51

    amei o post tirou várias duvidas.

  2. Isadora • 12 de março de 2014 • 16:11

    Karol parabéns por essa nova conquista em sua vida, espero ver muitos posts sobre New York aqui, em? Um dos meus maiores desejos atualmente é fazer intercâmbio para New York ou London. Estou bem indecisa, então eu espero acompanhar a sua realidade como intercambista e conseguir diversas dicas :) Eu tenho uma dúvida pendente: como funciona os passeios e o turismo na cidade em que vamos fazer intercâmbio? Por exemplo: a escola organiza passeios? E se eu estiver com muita vontade de conhecer um lugar específico, como faço? Lembrando que sou menor de idade. Beijos e aproveite muuuito!

  3. Danielle S. • 12 de março de 2014 • 16:29

    Karol, tenha muita curiosidade de fazer intercâmbio, não tive oportunidade de fazer durante a escola e agora já estou quase no fim da faculdade =/
    Você disse que tá indo fazer anossss depois de terminar a faculdade, então você está indo fazer intercâmbio de inglês, especialização…?

  4. Isabelly Missi • 12 de março de 2014 • 16:50

    Isso é uma tristeza. Nunca vejo o tweet pra participar. :(

  5. Elyelton Persan • 12 de março de 2014 • 18:12

    Karol, tenho muita vontade de fazer intercâmbio, muita mesmo!! Mas não sei como fazer e nem onde ficar, sempre achei que ficar na casa de alguma família uma ótima opção, porém vejo que se eu for sozinho irei adquirir muitas experiências e amadureceria muito mais. Estudo Propaganda e Marketing, e quero muito aprender a falar inglês fluentemente. Quero poder estudar e fazer outros cursos também, mas não sei como, sou inseguro e não sei como fazer e nem me programar. Help!!

    • Resposta da Karol Pinheiro • 13 de março de 2014 • 11:16

      Olha, prometo te ajudar MUITO com esse novo momento do blog. Vou falar bastante sobre isso aqui!

  6. julia disner • 12 de março de 2014 • 19:17

    Adorei! Esclareceu as minhas duvidas, obrigada :DD

  7. Mayara Marins • 12 de março de 2014 • 19:19

    Adorei o post Karol. Queria muito fazer o intercâmbio agora, mas pelo visto só farei depois da faculdade também. Fico feliz por você e já me imagino fazendo o mesmo *-* (talvez não pra morar haha). Nos mantenha informadas de tudo hein :)

  8. Luiza Lanna • 12 de março de 2014 • 19:27

    Adoro esse assunto, tenho muuuuita vontade de fazer intercâmbio mas meu medo é fazer agora e perder matéria do vestibular, porque o ensino lá é diferente, então pretendo fazer depois da escola para estudar inglês ou até fazer faculdade. Vou dia 15 no G.A.T.E com minhas amigas por causa da nossa escola de inglês, espero te ver lá…
    Beijoss

  9. Júlia Capuzzo • 12 de março de 2014 • 21:50

    Karol, sua linda! Amei as perguntas. Eu apoio posts mais detalhados sobre estes assuntos, hahaha
    Como você escreveu, tem muitas coisas para resolver, e mesmo assim é fiel com o blog! Aqui fica o obrigada de uma leitora fiel =)
    #karolNY <3
    Beijos, beijos

  10. • 13 de março de 2014 • 09:58

    Adorei o post

    >>>>>>>> http://www.PISAICO.com.br <<<<<<< Mulherada, venham conhecer nossas peças!

  11. Luiza • 13 de março de 2014 • 10:11

    Karol, você vai trabalhar lá também ou apenas estudar?
    Beijos

  12. Barbara • 13 de março de 2014 • 14:11

    Muito legal o post Karol. Quem sabe um dia eu consiga fazer um intercambio.
    Aaah e continua fazendo esse tipo de post, eu simplesmente amo.

    http://bwdfotografia.blogspot.com.br/

  13. Sabrina N. • 13 de março de 2014 • 18:07

    Karol, tenho uma duvida , é melhor ficar num apartamento ou em casa de familia? Bjos

  14. Deborah Sampaio • 13 de março de 2014 • 20:09

    Ótimo post, Karol! Por essa e outras que voce serve e sempre vai servir de inspiração pra mim. Espero que seja muito muito feliz em NY!
    Beijos

  15. Pamella Estrela • 13 de março de 2014 • 21:00

    Oiii Karol !! Tudo bem ? Primeiramente Parabéns pelo seu trabalho viu ,por nos ensinar tanto !! Acompanho os seus tutoriais há uns dois anos e fico com aquele gostinho de quero mais com cada um deles ! Seus tutoriais literalmente mudaram a minha vida rs’ sou muitoo sua Fã viu ♥ . Bom mais eu queria muitooooooooooooooooo que vc fizesse um vídeo de uma maquiagem para a festa dos 15 , o meu aniversario vai ser dia 29 desse mês mais , eu não tenho uma ideia de que make usar nessa data tão especial pra mim sabe !?! ainda mais porque a cor do meu vestido é vermelho Gostaria muito que você me desse algumas dicas de um make , ou talvez pudesse gravar um tutorial sobre isso ‘ porque eu sei que não sou só eu que tenho duvidas quanto a essa make !! Grata desde já Beiijoss ,sou sua fã !!!!!!!!!!!!!!!

  16. Rafa Alves • 14 de março de 2014 • 22:44

    Oi Karol! Amei o post. E sim, eu e muitas outras leitoras gostaríamos que você fizesse um post contando mais, e mais detalhes de cada coisa. Como por exemplo do visto e do passaporte! Beijos. :)

  17. Rafa Alves • 14 de março de 2014 • 22:44

    Oi Karol! Amei o post. E sim, eu e muitas outras leitoras gostaríamos que você fizesse um post contando mais, e mais detalhes de cada coisa. Como por exemplo do visto e do passaporte! Beijos. :)

  18. Daiana • 15 de março de 2014 • 21:35

    Meu Deus eu estou tão animada quando você Kah ! Fi

  19. Juliana Fidelis • 17 de março de 2014 • 09:34

    Eu quero saber tudinho Kah até porque quero morar fora e vivenciar essa experiencia que espero que seja maravilhosa.

  20. Isabela Carolino • 03 de abril de 2014 • 01:53

    Amei as dicas e informações. É sempre bom saber um pouco da experiência de algumas pessoas. Pelo menos quando fazer o intercambio, ter informações e saber mais ou menos o que vai passar e como vai ser.

    Trendy Jersey | http://jerseytrendy.blogspot.com.br/

  21. emanoelly • 25 de junho de 2014 • 17:20

    Qual escola de idiomas vc estuda?

  22. Jhennifer Queren • 25 de maio de 2015 • 10:28

    Karoool amei seus videos, amei seu blog, amei tudooo *-* !!!
    Mas tenho umas duvidas, o stb é seguro mesmo ?
    E quantos você gastou no total pro Intercambio em NY, estou me programando para ir.

    Beijos.
    Espero conseguir sua resposta :)