Últimos Vídeos
Vídeos

Os equipamentos de foto e vídeo que usamos no blog

Acho que as pessoas me perguntam mais qual câmera eu uso no blog do que “Oi, tudo bem?”. hahaha Vou ser BEM sincera: apesar do equipamento ser importante e mudar, sim, a qualidade do conteúdo, ele não é absolutamente definitivo para quem quer começar um trabalho como blogueira, por exemplo. Já vi um monte de gente que investe rios de dinheiro nesse aspecto (mesmo sem saber mexer em nada) e acaba desistindo porque descobre que postar todos os dias dá mais trabalho do que parece. O porque desse post então?! Minha ideia é ajudar quem está mesmo em busca de uma opção um pouco mais profissional tanto para manter seu site quanto para outros trabalhos (tem alguma leitora que sonha em ser fotógrafa aí?!). Pedi a ajuda da Maqui, que trabalha comigo no blog e manja TUDO sobre o assunto, e juntas vamos mostrar quais são os nossos equipamentos por aqui.

equipos4

iPhone (no meu caso, o modelo é o 5s)
Sim, muitos dos vlogs e vídeos que gravo na rua faço com a câmera do celular. Acho o resultado final honesto, apesar de nem se comprar com um vídeo gravado em uma câmera profissional. Falando tecnicamente, apesar de filmar em Full HD, a qualidade acaba prejudicada porque sempre escolho a câmera frontal (aquela em que consigo me ver) por achar mais fácil ter controle do que está sendo mostrado na tela. Acho a opção bem prática, já que NUNCA saio de casa sem o meu celular e não corro o risco de acabar sem vídeo porque esqueci o equipamento em casa.

equipos2

GoPro (no meu caso, o modelo é o Hero 3+)
Eu não sabia exatamente o que esperar quando comprei a minha durante o intercâmbio em NY e posso dizer sem medo de parecer exagerada: a GoPro mudou a minha vida! hahaha Sem o case de proteção (que aliás abafa o som e só deve ser usada quando o audio não for fundamental), a câmera cabe tranquilamente na palma da sua mão. O que isso quer dizer? Poder filmar EM QUALQUER LUGAR sem ser notada. Sem contar que por ter a lente Fisheye (aquela que parece um globo), é possível captar o ambiente de forma muito mais abrangente.

equipos1

Câmera Canon T5i
Apesar de ter a Maqui para fotografar todos os looks e gravar os vídeos, me vi numa situação de desespero: eu viajaria para NY e precisaria garantir o conteúdo de lá sozinha. Tipo fotografar na rua e (pânico) gravar tutoriais de maquiagem! S.O.S.! Pesquisei bastante e achei que esse modelo considerado semi profissional era o ideal para mim. Apesar de ter muitos controles (confesso que não sei mexer nem em metade deles), ela tem funções de que eu precisava muito. A mais importante delas? Foco automático durante as filmagens. Outro ponto importante é que o visor gira 360 graus, para que a pessoa consiga se ver enquanto filma. Uso com a lente que veio no kit, uma 18-55m f/3.5, e até agora tenho gostado bastante.

equipos5

Câmera Canon T2i
Essa é a câmera principal que usamos para as fotos e vídeos do blog! Ela é da Maqui e é um modelo semiprofissional mais antiguinho da Canon, lançado antes da minha. Faz fotos e vídeo, mas não tem o visor móvel e nem autofoco, é tudo na mão mesmo! haha

equipos3

Lentes Sigma 24-70mm f/2.8 e Canon 50mm f/1.8
Se eu tenho uma dica pra vocês sobre equipamentos, essa dica é: você pode ter uma câmera baratinha e mais antiga, mas invista nas lentes! Você pode até começar usando a lente padrão que vem com a câmera, mas garanto que depois de um tempo vai sentir necessidade de ter outros recursos! As lentas é que realmente fazem a diferença na hora dos vídeos e, principalmente, das fotos. A gente usa duas: a Canon 50mm 1.8, que é a lente coringa de quase todas as blogueiras por ser clara (a abertura dela é 1.8, quanto menor o número de abertura, mais clara a lente) e barata. É com certeza a lente que mais vale a pena comprar! Ela custa entre R$300 e R$400 e é perfeita para fotografar looks do dia, justamente por ser clara e ter um desfoque de fundo bem bonito. Como ela é fixa, ou seja, não tem zoom, usamos a lente Sigma para a maioria dos vídeos. É legal procurar lentes de marcas alternativas (tipo a Sigma e Tamron), porque elas são mais baratas que as lentes “originais” da Canon e Nikon. A qualidade é praticamente a mesma!


Curtiram?! Espero ter ajudado com as dicas e se rolou alguma dúvida, pode deixar aí nos comentários que farei o possível para ajudar. Prometo.
Beijos, beijos

34 Comentários
Comentários

  1. Maria Eduarda Martins • 04 de dezembro de 2014 • 17:56

    Karol eu queria saber se tem um modelo da GoPro q já vem com a fisheye ou se compra separado e da pra colocar e tirá-la (fisheye)

  2. Gabriela Lima • 04 de dezembro de 2014 • 18:03

    “tem alguma leitora que sonha em ser fotógrafa aí?”
    EUUUUUUUUUUUUUU! hahaha, adorei o post Ka, apesar de usar Nikon eu não vejo diferença nenhuma entre ela e a Canon e esses equipamentos são essenciais mesmo!
    Adoro o seu trabalho e o da Maqui, sou apaixonada pela suas fotos de look do dia haha
    Ps: Vou fazer minha prova pra faculdade de fotografia sábado agora e meu estomago ta embrulhado tipo só um pouquinho! haha
    Beijosssss! <3 <3

  3. joicy recco • 04 de dezembro de 2014 • 18:28

    Como meu blog esta no começo, eu ainda uso celular. É o meu é um Moto G. Uso aplicativos para tirar fotos é não fica tão ruim. Claro que a qualidade de uma câmera mais profissional melhora de mais os posts. Mas por enquanto o celular esta suprindo minhas necessidades. :D

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

  4. Esther • 04 de dezembro de 2014 • 18:28

    Olá. Queria saber que tipo de tripé você usa, e se tem algum pra indicar? Obrigada!

  5. Lauren • 04 de dezembro de 2014 • 18:29

    Adorei o post, Ka!Eu mesma sou uma dessas que perguntam “Qual a câmera” hahahaha. Então foi bem útil pra mim, porque tava super em dúvida se eu deveria trocar meu iPhone 4s (que já está morrendo) por um 5s, e cheguei a conclusão que vale sim! Pois, pelo o que eu vejo no seu canal, a qualidade dos vídeos é bem boa. Fora as outras qualidades e utilidades dele, né?
    Beijos, linda :*

  6. Leticia • 04 de dezembro de 2014 • 18:40

    Pelo menos o iphone eu já tenho! falta pouca coisa…rs….
    Adorei Karol

    Beijos

  7. Ingrid • 04 de dezembro de 2014 • 19:55

    Oi Karol! Sempre quis ter esse efeito desfocado no fundo nas fotos, mas nunca consigo, tem como fazer essa função apenas mudando as configurações? Ou algum app para desfocar manualmente? Obrigada! Te adoro!

    http://weownthenight.wix.com/ontopoftheworld

  8. Ingrid • 04 de dezembro de 2014 • 19:59

    Oi Karol! Sempre quis dar esse efeito desfocado no fotos, será que tem algum jeito de consegui apenas mudando as configurações?? Ou algum app que vc desfoca manualmente? Obrigada! Te adoro!

    http://weownthenight.wix.com/ontopoftheworld

  9. Layni • 04 de dezembro de 2014 • 20:39

    Nunca pensei em ser fotógrafa,mais viver disso não me soa nem um pouco ruim!Eu ando treinando quando minha irmã está com vontade de ser minha modelo.Tenho feito ótimas fotos e com todo orgulho digo que hoje sei que qualidade vai da câmera,mais isso importa pouco com alguns truques.A luz natural muda tudo (mesmo!).Hoje eu me sinto mais confiante e com uma câmera melhor (Kodak) eu consigo fazer fotos lindas que me dão um baita orgulho (apesar de não saber mexer na metade das funções que ela oferece,haha) <3

  10. Alice Alves • 04 de dezembro de 2014 • 21:57

    agora eu estou vendo o tanto de dinheiro que vc gasta só com a gnt viu karol?! kkkkkk

  11. Karine Pontes • 04 de dezembro de 2014 • 22:24

    Não tem “home” no navegador?

  12. Alice • 04 de dezembro de 2014 • 23:25

    Karool!!! Alem de te elogiar e falar que queria MUITOO ter ido na Mac te ver, vou aproveitar p perg c vc sabe a diferencia entre a GoPro Hero 3 e a GoPro Hero3+… tenho a 3 mas queria saber a diferenca, bjs !! Amoooo seu canal e blog!

  13. Beatriz Maria • 05 de dezembro de 2014 • 00:57

    Karol adorei saber sobre o seus equipamentos, mas fiquei curiosa pra saber sobre o seu editor de vídeo!

  14. Isa • 05 de dezembro de 2014 • 13:24

    Oi Karol, o que eu mais sofro na hora de gravar vídeos é com a iluminação. Já que por morar em casa térrea e ter prédios altos na janela do meu quarto, não bate tanta iluminação quanto eu gostaria. Estou atrás de equipamentos de iluminação até porque eu tenho mais tempo pra gravar a noite e aí complica pra usar iluminação natural hauhauhau Qual você usa?

  15. Garota Sorriso • 05 de dezembro de 2014 • 13:24

    Oi Ka!Eu acabei de criar um blog e não sei os equipamentos que eu posso usar…Pode me ajudar?
    XOXO

  16. Manu • 05 de dezembro de 2014 • 13:45

    Oi Karol,estou pensando em comprar uma GO PRo,você poderia fazer um vídeo de como ela funciona,quanto tempo dura a bateria…
    Obrigada!Adorei o post
    Beijuu

    http://manucanielas.com/

  17. AUDREY • 05 de dezembro de 2014 • 14:32

    Oi Káh! Amo seu blog! Eu estava vendo a programação do cinemark e vai passar “A Bela e a Fera” em 3D em alguns shoppings. Lembrei de você na hora! Moro no interior e até aqui vai passar, então lógico que também vai passar por aí. VÁ!

  18. Adrian Carol • 05 de dezembro de 2014 • 14:36

    Sim sim sim!!!
    Não só penso muito em ser fotografa, ou algo nessa área.
    Faço faculdade de Marketing, e estou no ultimo semestre agora em 2015, uma das matérias desse período é fotografia, e estou muito animada para começa.

    Quem sabe um dia não estou te fotografando para uma grande revista..haha

    Bjos lindas (Maqui e Karol)

  19. Paola Alves • 05 de dezembro de 2014 • 16:28

    Adorei as indicações, to louca por uma T5I! Mas eu quero aprender a usar e fazer nem que seja um mini curso HAHAAH http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  20. Karol • 05 de dezembro de 2014 • 16:38

    Seus posts nunca são em vão! Eu não tenho um blog e vou te dizer o por que: É o seguinte se você chega hoje e pede pra alguma leitora sua o que ela quer fazer, pelo menos mais da metade vai responder “eu quero ser blogueira”, isso virou clichê. Muitas pessoas (assim como eu) vêm um blog como realmente um trabalho, que é tão difícil quanto os outros, sabem que fazer vídeos e criar um blog que tenha sempre bons posts e qualidade é complicado e não vem da noite para o dia. Querer criar um blog/canal só por criar acabou superlotando o youtube e eu acho que está cada vez mais difícil se destacar. Meninas novinhas começando canais. Eu não acho errado, mas meio desnecessário sabe?
    Eu quero sim criar um blog, mas acho que com 14 anos eu não irei ter um reconhecimento, eu entendo que tem que trabalhar muito pra chegar a qualquer lugar, também não criaria um blog pensando em sucesso sabe? Enfim o que quero dizer com tudo isso é que, tem muita gente que realmente quer isso como profissão/ hobby, mas tem muita meninada que acha que criar e manter um blog é fácil e acaba só pensando no “sucesso”. Adoro seus posts Karol e sei que um dia quando estiver preparada eu poderei me inspirar em você. Porque VOCÊ é um ser que transmite clareza, carisma, humildade e muita força de vontade que resulta no seu mérito e no seu crescimento dia após dia. Você pode ter achado desnecessário isso, mas é que queria desabafar. A propósito queria te mandar um e-mail tem como? DESCULPA

  21. Talita Dias David • 24 de dezembro de 2014 • 02:07

    Ah, Kah, muito obrigada por falar dos equipamentos que vocês usam, estava querendo muito uma câmera, vi esse seu post há alguns dias atrás e comentei com minha mãe, ontem ela resolveu me dar(graças a você haha), comprei a T5i, agora só estou esperando chegar, e não vejo a hora de estreá-la. Quero fazer Jornalismo (influência sua), e amo fotografar, estava precisando de um post esclarecedor assim, principalmente porque já tive vários blogs, mas nenhum foi pra frente, hoje com duas amigas administro um e a câmera vai nos ajudar muito. Beijos <3

  22. Sandy Santana • 05 de janeiro de 2015 • 13:29

    Estou pesquisando bastante sobre a GoPro Hero 3+, vi seus vídeos em NY gravando com ela e adorei!
    http://www.sandysantana.blogspot.com